Berçário Dona Nina

Vamos conhecer o Berçário "Dona Nina"

Eulina da Silveira Borissi (Dona Nina) foi a idealizadora do Berçário "Dona Nina" que com a ajuda de suas incansáveis companheiras de ideal e pessoas da comunidade francana, foi construído e passou a ser mais um departamento assistencial de grande relevância para a comunidade carente de Franca, e o é até hoje. Coração generoso, sempre voltado para o trabalho assistencial, dedicou sua vida à comunidade menos favorecida, em especial às crianças.

Como foi fundado o Berçário Dona Nina

O Berçário foi um sonho, de Dona Nina que passou a trabalhar arduamente para realizá-lo. A ideia do Berçário surgiu em uma caminhada de distribuição das sacolas com alimentos que Dona Nina realizava constantemente. Numa destas casas visitadas havia uma senhora que estava dando a luz, e chamaram-na para auxiliar, mas quando nasceu o bebê estava morto. Dona Nina, penalizada com essa situação, auxiliou no preparo do velório da criança. Constatando o estado de miséria e a falta de condições de higiene para que a gestação ocorresse de maneira saudável, disse que um dia ainda iria criar um lugar para cuidar das crianças carentes ou doentes. A partir de então, se dedicou a mobilizar recursos e voluntários para auxiliá-la nessa empreitada.

Como iniciou esta linda história

O sonho desta incansável trabalhadora se realizou em 1986 com a inauguração do Berçário que leva seu nome "Dona Nina" para atendimento às crianças carentes e doentes.

Como funciona o Berçário atualmente

O Berçário "Dona Nina" hoje desenvolve um relevante trabalho na área de assistência a crianças de zero a 4 anos e 11 meses. Tem como principal objetivo fornecer atendimento médico, social, nutricional e de enfermagem, gratuito, às crianças em recuperação da saúde, além de acolher crianças em situações de vulnerabilidade e risco social vindas de famílias de poucos recursos sócioeconômicos. Todo trabalho é voltado para o desenvolvimento global dos pequeninos, priorizando sua formação integral e o reestabelecimento de sua saúde física, espiritual e social.

Para atender a esta demanda, o Berçário funciona 24 horas por dia, para o atendimento de crianças com estado de saúde mais grave e crianças que estão sob intervenção do Conselho Tutelar/Fórum. Para dar qualidade a todo esse trabalho, o quadro de funcionários do Berçário conta com profissionais especializados para atuarem na área de saúde, além de funcionários treinados para trabalharem neste segmento. São realizados estudos de casos, capacitação continuada, reuniões de equipe, monitoramentos e avaliações que nos permitem constantemente redirecionar o atendimento oferecido. Contamos também com o apoio de voluntários que enriquecem bastante o trabalho.

O serviço do Berçário se estende também às famílias das crianças.

Trabalhos desenvolvidos com os pais

Para este fim são desenvolvidas ações continuadas de atendimentos individuais e grupais com profissionais das áreas de psicologia e assistência social, oficinas de geração e complementação de renda, encaminhamentos à rede sócioassistencial municipal e visitas técnicas domiciliares entre outros. Este trabalho visa auxiliar no desenvolvimento de suas potencialidades e autonomia, contribuindo para a formação das bases de uma sociedade mais solidária.

Como é o trabalho voluntário no Berçário

O trabalho voluntário no Berçário é de recreação, aqui você pode brincar com as crianças, cantar, dançar, contar histórias, pegar as crianças no colo, auxiliar as babás no horário das refeições e em especial doar muito amor e carinho. A presença dos voluntários é muito importante para nós e principalmente para as crianças.

Este trabalho pode ser realizado de segunda à sexta-feira das 08:00 às 18:00 horas.

Voluntários

Seja um
Voluntário

Doações

Doar

Sua doação pode ajudar muitas crianças!

Clique para doar